5 livros que todo escritor precisa ler
- O. Erick Trautvein
- 20 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de nov. de 2024
A jornada para se tornar um escritor é árdua, principalmente no Brasil. Além de dedicação, bagagem intelectual e perseverança, é preciso dominar as técnicas de roteiro para sua história ser lembrada.
A boa notícia é: muitos autores já dedicaram anos estudando como contar boas histórias e compilaram este conhecimento para você.
Os estudos sobre roteiro vão desde Aristóteles na Grécia antiga, com a “Poética”, até o Raoni Marqs na atualidade com o seu bem-humorado “Como escrever histórias”.
Como existem vários livros do tema e você provavelmente não tem tempo para ler todos, separei os 5 livros que considero indispensáveis para um escritor/roteirista possuir em sua prateleira mental.
Os cinco livros que todo escrito precisa ler são:
Manual do roteiro — Syd Field
Diálogo: a arte da ação verbal na página, na tela e no palco. — Robert Mackee
Jornada do escritor — Cristopher Vogler
Abaixo abordaremos cada um deles em detalhes.
1. Nossa lista começa com o Story do Robert Mackee.
A meu ver, este é o livro mais completo sobre o tema. Talvez um pouco complexo para o escritor iniciante e pode demandar uma releitura da obra, mas não é impossível de ler como o herói de mil faces do Campbell que possui uma escrita truncada.
Caso você tenha condições de adquirir apenas um livro desta lista, que seja este.
No Story do Robert Mackee você aprenderá:
os elementos da história;
estrutura, evento, cena e beat;
personagem e a sua dimensão;
o incidente incitante da história;
os tipos de conflitos de uma história, pessoais, extra-pessoais e internos;
crise, clímax e resolução;
princípio do antagonismo;
design do ato e de cena, análise de cena e composição.
O livro aborda vários outros tópicos relevantes. Leia e releia quantas vezes for necessário, com um marcado de texto na mão!
2. O segundo livro da lista é o Sobre a escrita do Stephen King.
Também essencial se você não faz ideia de como começar a escrever. Além de ser uma leitura agradável, lá ele vai te introduzir a conceitos básicos de escrita.
Como a importância reeditar seu texto após escrever a primeira versão do seu livro. Ele vai te contar numa conversa agradável à história dele com a escrita e como ele faz para escrever seus livros. E dado a velocidade com que ele publica novos livros, sério o cara é maquina, vale muito a pena aprender com ele.
3. O terceiro é outro livro do Mackee, Diálogo: a arte da ação verbal na página, na tela e no palco.
Talvez esse livro seja uma das adquisições que diferenciará a sua história das demais no mercado.
Visto que escrever um bom diálogo demanda técnica e cuidado, no diálogo o texto fica exposto ao leitor. É muito fácil perder seu leitor devido a um diálogo ruim e artificial.
4. Nosso penúltimo livro é o Manual do Roteiro do Sid Field
É uma obra mais voltada para roteiro de cinema, mas possuí ensinamentos valiosos para que também servirão para você que esta buscando escrever um livro.
Principalmente pelo fato de que ele trabalhou selecionando milhares de roteiros em Hollywood, ali você aprenderá como ele identifica uma história em potencial de uma história ruim. Os elementos presentes numa boa história.
De uma atenção extra para o capítulo onde ele trata de inícios e fins. Lá ele explica da importância das dez primeiras páginas de seu livro. Como elas devem captar a atenção do seu leitor.
5. Para fechar nossa lista temos a Jornada do escritor do Cristopher Vogler.
Aqui ele vai te apresentar a tão falada jornada do herói. É a estrutura de história mais utilizado no mundo. Baseada nos trabalhos de Campbell, o criador do monomito que deu origem ao material que o Vogler simplificou para colocar na jornada do escritor.
Atenção, cuidado para não engessar a sua história utilizando esta estrutura narrativa.
Uma coisa é você analisar uma história e ver que ela segue o arquétipo da jornada do herói, outra completamente diferente é você forçar coisas no roteiro só para sua história obedecer à estrutura.
Muitas vezes autores iniciantes, por não compreenderem que a jornada do herói se trata de um arquétipo, acabam seguindo a estrutura dela como uma receita de bolo, tornando a história previsível. (Provavelmente abordarei melhor este tema em outro post. )
Por hora, adquira estes livros e comece seus estudos.
Escreva boas histórias e envie este artigo para um amigo que gosta de escrever. ;)
Obs: Cadê os links dos livros!? É só clicar no título de cada livro que você irá para a página dele na Amazon ;)